Melhores plugins para otimizar seu WordPress

SEO, performance, segurança e marketing: confira os melhores plugins para otimizar seu WordPress

Atenção: escolha apenas um plugin de sua respectiva categoria. Além de atrapalhar na otimização, instalar múltiplos plugins pode deixar seu sistema pesado e lento.

A maioria deles está disponível gratuitamente na biblioteca mas alguns tem a possibilidade de upgrade — uma ótima opção caso esteja desenvolvendo um site profissional.

Otimizar o posicionamento (SEO)

Yoast SEO — Grátis

Um dos plugins mais famosos do WordPress, o Yoast SEO é uma ótima alternativa gratuita para configurar o SEO do seu site. Esse plugin adiciona um painel amigável dentro do seu WordPress onde você consegue alterar de maneira fácil o mapa do site, títulos, descrições, RSS e muito mais.

Apesar da versão grátis ser uma ótima opção de entrada pra quem está iniciando em SEO, recomendo sinceramente comprar a versão pró. Uso na Romes.dev e posso afirmar com absoluta certeza que esse possui um retorno de investimento muito rápido — desde que seja usado corretamente.

All In One SEO Pack — Grátis

Outro plugin freemium a considerar é o All in One SEO. Embora exista a opção de upgrade para recursos e suporte premium, a versão gratuita do plugin é a melhor caso não esteja querendo gastar umas doletas.

O plugin possui opções para AMP, Google Analytics, sitemaps, configurações de SEO para WooCommerce e muito mais. Se não puder comprar o Yoast, este é a melhor opção.

SmartCrawl SEO — Versão Pró

Outra opção dessa categoria que é o SmartCrawl. Ele até possui uma versão gratuita mas, tendo em vista que a versão do Yoast e o All in One tem muito mais recursos antes de fazer upgrade, não recomendo.

Entretanto, os plugins da WPMU Dev são os melhores para otimização premium. Com uma assinatura mensal no sistema deles, você tem acesso a uma vasta biblioteca de plugins ótimos para ajudar. Tanto é que você irá notar que aqui na lista há outros plugins da equipe.

Otimizar a performance (cache)

WP Super Cache — Grátis

Esse plugin tem mais downloads do que pessoas na Costa Rica. Por que Romes? Simples. O WP Super Cache faz com que o seu WordPress fique muito mais rápido, exibindo páginas HTML estáticas para a maioria dos usuários (através do mod_rewrite, PHP, e do legado de cache para analisar os arquivos).

Acho difícil que você já não esteja usando, porém como estamos falando dos melhores, é impossível eu não cita-lo.

W3 Total Cache — Grátis

O W3 Total Cache pode melhorar a velocidade do seu site aumentando o desempenho do servidor e reduzindo o tempo de resposta. Ele faz um trabalho tão bom que é até recomendado por empresas conhecidas como a GoDaddy, HostGator, DreamHost e a MediaTemple.

SiteGround — Premium

Sim — eu sei que o SiteGround não é um plugin, mas creio que mereça ser mencionado aqui. Eu uso ele para hospedar a Romes.dev e por ele usar um sistema de cache automático, não é necessário usar plugins para melhorar a velocidade dos sites.

Já fiz um post falando de como escolher a melhor hospedagem na hora de criar um site e quando o assunto é otimizar seu WordPress, não há dúvidas que o SiteGround é a melhor opção. Até o próprio sistema o recomenda e isso se dá ao fato de que ele é especializado na plataforma.

Otimizar a performance (imagens)

Além disso, caso seu servidor tenha a opção lazy load — otimizar imagens e mostra-las quando o usuário rolar a barra de navegação, como o SiteGround possui — também se torna desnecessária a compactação.

reSmush.it — Grátis

O primeiro plugin que indico também é considerado o melhor em sua categoria. O reSmush.it possui a capacidade de compactar as imagens automaticamente quando você fizer o upload — além de possuir opção para comprimir imagens antigas do sistema.

Shortpixel Image Optimizer — Grátis

O ShortPixel Image Optimizer é outro plugin muito útil para compactação de imagens no WordPress. Ele usa um sistema de API tornando a otimização automática. Porém a versão gratuita permite compactar apenas 100 imagens por mês — você precisará fazer upgrade para os planos pagos caso queira aumentar esse limite.

Smush — Versão Pró

A versão grátis mais uma vez decepciona se comparada com outras opções gratuitas da categoria, porém a versão paga não deixa a desejar. O Smush é mais uma das ferramentas disponíveis para otimizar seu WordPress — e como já disse acima, caso esteja pensando em otimizar um site profissional, vale a pena o investimento na WPMU Dev.

Otimizar a segurança

Wordfence — Grátis

O WordFence é um dos plugins de segurança mais populares do WordPress. Ele verifica seu site em busca de infecção por malware — todos os arquivos da pasta mãe, do tema e até de outros plugins. Caso encontre algum tipo de infecção, ele irá notificá-lo. Esse plugin é grátis porém alguns recursos avançados estão disponíveis apenas para usuários premium.

Security Ninja — Grátis

O Security Ninja faz mais de 50 testes de segurança para garantir que seu WordPress permaneça seguro. O plugin revisa seu site quanto a pontos fracos, ajuda a tomar medidas preventivas, tem um modo debug e tem até mesmo trechos de códigos próprios para facilitar as correções. Se quiser mais proteção, os desenvolvedores oferecem uma versão pró para otimizar o sistema.

iThemes Security Pro — Premium

Criado pela iThemes, o Security Pro irá te ajudar a manter seu WordPress muito mais seguro. Com medidas como varredura do site, problemas com bots, banimento de usuários, dados confidenciais ocultos, detecção de alterações de arquivos, autenticação de dois fatores, ele é o mais indicado para otimização profissional.

Otimizar a divulgação (marketing)

Ela que irá facilitar para que mais pessoas acessem seu site, e caso ele esteja incrível (se chegou até aqui é bem provável que esteja), essa será a ferramenta que irá dar o xeque-mate.

JetPack — Grátis

O JetPack é um plugin incrível com vários recursos úteis — um deles é o compartilhamento com as mídias sociais. Adicione botões ou links de maneira fácil nos seus posts, veja quantas pessoas compartilharam e muito mais.

AddThis — Grátis

Otimize seus links de redes sociais com o AddThis. A versão grátis do plugin apresenta integração com 200 das redes sociais mais famosas, além de vários estilos de botões de compartilhamento (barra lateral, HTML inline e personalizado) e configurações para exibição de página.

Social Locker — Premium

Caso seu site possua conteúdo premium (como postagens, códigos promocionais, imagens, cursos, downloads, ofertas, etc), o Social Locker é o melhor plugin para divulgação. Ele cria uma página de conteúdo bloqueado que mostra opções de compartilhamento para desbloqueio.

Finalizando

Novamente venho lembrar que você não deve instalar mais de um plugin de sua respectiva categoria. Fazer isto pode acabar atrapalhando mais do que otimizando.

E aí, qual você gostou mais? Comente! 😀

Após anos de experiência em criação web, resolvi compartilhar dicas sobre a carreira em uma agência de desenvolvimento. — https://studioromes.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store