Onde divulgar meu site? • O guia definitivo para escolher a sua rede social

Qual a melhor rede social para divulgar meu site? Se você tem essa dúvida, esse post vai te dar o ultimato.

São tantas redes sociais que chega a ser difícil escolher a melhor para divulgação. Caso tenha um site otimizado, você está ciente de que a terceira parte dele é composta apenas por Marketing. Mas então, qual a melhor rede social para divulgar meu site?

Para responder essa pergunta, precisamos analisar cada aspecto do que será divulgado. Além disso, precisamos questionar alguns pontos: essa rede social tem bastante gente na sua região? Seu público alvo está lá? O engajamento dela vale a pena?

Também quero falar sobre a duplicação de conteúdo — que está acontecendo demais e isso não é nada legal. Dev, por favor, você já teve um trabalhão otimizando essa jossa, agora vai ficar de preguicinha nas redes sociais? Ajuda o Romes pô, não me envergonha não.

Popularidade por região

Vamos lá. Não adianta nada você tirar como base uma rede social que é super popular nos states se seu produto/marca não é direcionado a eles, correto? Além da popularização dessa mídia em questão, você também precisa saber se seu público alvo está presente nela.

Para te ajudar nesse processo, eu listei as 8 melhores opções — caso seu objetivo seja divulgar para o público brasileiro.

8. Divulgar meu site no SnapChat?

Após a implementação dos Stories no Facebook/Instagram, o SnapChat veio caindo drasticamente na popularidade. Porém, ainda há 190 milhões de usuários ativos — o que é uma surpresa pois ela voltou a crescer.

Devo divulgar meu site aqui? Bom, se o conteúdo do seu site tem como nicho jovens e adolescentes, é uma grande oportunidade sim. 11% dos brasileiros declararam usar o Snap na pesquisa da Rock Content, o Social Media Trends.

7. Divulgar meu site no Pinterest?

Em ascensão, já são 19 milhões de usuários mensais — isso só no Brasil. Por ser muito visual, o conteúdo fotográfico que você produzir no seu site, se encaixará perfeitamente na demanda dos usuários no Pinterest, que podem muito bem ser seus potenciais clientes.

Devo divulgar meu site aqui? Olha, essa é outra rede social que depende muito do seu nicho.

Se o seu site produzir conteúdo relacionado a fotografia — como arquitetura, decoração, arte, design de interiores, etc, é meio que obrigatório usa-la sim. Além disso, se você tiver um site de culinária, também é uma boa pedida.

Para quem não é da área que citei acima, há opções melhores.

6. Divulgar meu site no LinkedIn?

Sendo a maior rede social corporativa do mundo, hoje o LinkedIn já conta com 200 milhões de usuários e 29 milhões de brasileiros. É uma plataforma a se considerar caso seu negócio seja B2B.

Devo divulgar meu site aqui? Se o seu site for direcionado para outras empresas, sim. Mas espera aí, por ser uma rede social corporativa, há precauções que você deve tomar caso queira usa-la.

O público aqui é mais sério e talvez não seja o tipo de plataforma mais indicada se o seu site tiver muitas coisas informais, como o do Romezito aqui. Além disso, você precisa pensar na estratégia de divulgação — mesmo que seu negócio seja B2B.

Exemplo: a Romes.dev é um negócio B2B — porém minha estratégia não é. Eu não divulgo o meu trabalho para meus clientes, mas sim para outros devs/designers.

Fiz essa escolha pois meu conteúdo é feito para outras pessoas do meu ramo. Mas não leve como embasamento, essa é apenas a minha estratégia de divulgação.

Se o seu caso for semelhante ao meu, onde você busca divulgar seu site para outros da área — como por exemplo, você tem um site de culinária do seu restaurante e quer divulga-lo para outros cozinheiros, é uma ótima opção — desde que se posicione de maneira correta no LinkedIn.

Agora, se você pretende divulgar para seu público final, ou seja, pessoas em geral que querem apenas aprender a fazer aquele feijão tropeiro supimpa da sua vó (que acabam caindo no seu site, onde podem virar possíveis clientes), há opções melhores.

5. Criar um blog no Medium?

Caso ainda não conheça o Medium, não se culpe: ele existe no Brasil há apenas 4 anos. Antes disso, a maioria do seu conteúdo era em inglês e por isso não era muito popular por aqui. Porém, essa realidade mudou e ele se tornou a rede social com maior ascensão no Brasil.

Desenvolvida pelos criadores do Twitter e do Blogger, essa é a melhor rede social para divulgação de conteúdo relevante.

Devo usar? Se você é dev, talvez. O Medium é um sistema de blogging que consiste em criar conteúdo para outras pessoas lerem — mas com limitações. É muito melhor você desenvolver sua plataforma própria do zero, como fiz aqui no meu blog, e ter absoluto poder.

Nesse artigo, meu grande amigo Willian fala sobre o uso da plataforma e seus poréns para nós que somos devs.

Agora, se você está pensando em fazer para o seu cliente, sim, use!

Criar conteúdo relevante é uma luta diária, ter essa plataforma para se inspirar em outras ideias e saber o que falar, é incrível. Uso ela para divulgar meus projetos solos e devo confessar que, a aproximação com outras pessoas do ramo dentro do Medium é muito forte, recomendo demais.

Resumindo, quer divulgar seu trabalho? Use o Medium. Quer criar conteúdo relevante para outras empresas? Use o Medium. Quer criar conteúdo relevante para a sua empresa? Tenha um sistema próprio.

4. Divulgar meu site no Twitter?

Logo atrás dos states, o Brasil é o que possui maior número de usuários dentro da rede, com mais de 28 milhões de contas ativas. Uma das melhores para divulgação atualmente, o Twitter é a rede social que pode ser um canal extra de aquisição e branding para o seu site.

Devo divulgar meu site aqui? Sim. Seja para sua conta pessoal ou para a sua marca, é imprescindível o uso do Twitter. Nele você tem a possibilidade de aproximação com o seu público através do que você publica, sendo uma das principais para divulgação de sites atualmente.

Porém, como irei dizer logo mais abaixo faça uma estratégia de marketing e foque nela. Se você achar viável e está mais familiarizado com a plataforma, o Twitter é uma das três redes sociais para impulsionar o seu sistema.

3. Divulgar meu site no Facebook?

Desde o escândalo de privacidade, o Facebook nunca mais foi o mesmo. Os usuários foram diminuindo drasticamente e grandes empresas migraram para outras redes sociais — mas não no Brasil. Essa realidade é apenas verdade nos states. Então está tudo bem? Não, nem um pouco.

Após esse acontecimento, a plataforma adotou um novo algoritmo que, se você não impulsionar o seu conteúdo, quase ninguém irá vê-lo.

Engajamento orgânico para empresas atualmente é uma coisa que chega a ser piada — pra não dizer lastimável.

Faz sentido, por ser a maior rede social do mundo, é impossível levar milhares de conteúdo para todos os usuários.

Porém, essa que sempre ocupava o primeiro lugar de melhor rede social do mundo, hoje está caindo no esquecimento (para as empresas).

Devo divulgar meu site aqui? Se você está começando e não quer gastar muito, não. Seu conteúdo só será distribuído se você promove-lo, uma coisa que não faz sentido fazer aqui pois, você pode pegar a mesma quantia e impulsionar em outra rede social — e ter muito mais resultados.

Porém, se você já tem uma empresa com um nome forte — e possui um alto valor para investimento, com certeza. Também friso aqui a questão do seu público alvo. O Facebook ainda domina a terceira idade, então se o seu conteúdo promove algo relacionado a isso, não pense duas vezes para investir aqui.

2. Divulgar meu site no YouTube?

Com um crescimento de mais de 58% de usuários no Brasil nos últimos anos, o YouTube tem hoje 98 milhões de usuários no país sendo a maior rede aqui e a segunda maior do mundo.

Com isso não preciso dizer a importância que ela tem no nosso meio, certo?

Não, por favor, não faça isso. Use para criar conteúdo relevante.

Porque você deve usar: Se tem uma rede social que você deve usar, não importa seu nicho ou valor para investimento, essa é o YouTube.

Ela é a maior rede social no Brasil e não há nenhuma que chegue perto da influência que ela tem nos brasileiros. Isso, aliado de uma boa estratégia de marketing, é uma arma valiosa para ser usada — e que muitos deixam passar despercebida.

A era de criar uma página no Facebook e ficar postando panfletos acabou. Ou você começa a criar conteúdo relevante ou pode esquecer do marketing no seu site.

1. Divulgar meu site no Instagram?

Considerada a melhor no índice de engajamento e com 69 milhões de usuários brasileiros, o Instagram é a favorita do momento.

Após remover o sistema de likes da plataforma neste ano, ela adquiriu ainda mais credibilidade por estimular os usuários a criarem conteúdo relevante.

Porque você deve usar: Se você trabalhar uma estratégia de Inbound Marketing e integrar ela no seu site, será super eficaz. O engajamento do instagram está incrível.

Ela não é apenas a favorita do momento pela forma de divulgação, mas também pelo engajamento orgânico. Ou seja, menos investimento e mais resultados. Está esperando o que?

Menção honrosa: Google Ads

Sim, eu sei que não é uma rede social, valeu xeroque romes. Devo apenas te lembrar que, independente da sua estratégia de marketing nas redes sociais, ou sua configuração de SEO, você precisa do Google Ads.

Sites otimizados são aqueles que garantem estar na primeira página — e se você acha que irá conseguir isso apenas organicamente, desculpa, mas você está sendo um tolo.

Porque você deve usar: a maior arma de marketing para sites é a Google — não adiantar argumentar. Nossos clientes não pesquisam sobre nossos produtos nas redes sociais, eles usam o que?

Se você está promovendo uma fuederosa campanha de marketing nas mídias sociais e ainda não integrou o Ads no seu sistema, meu amigo ou minha amiga, você está perdendo uma baita oportunidade de aumentar seus lucros.

Antes de escolher as redes sociais, pare com a duplicação de conteúdo.

Você precisa entender que cada rede social tem seu público alvo e sua maneira de funcionar. Se você criar uma postagem no Facebook, não duplique ela no Instagram. Crie um conteúdo diferente nas plataformas. Você pode falar sobre a mesma coisa em todas — mas de maneira diferente. Engaje seu público.

É uma vergonha nós devs/designers ainda fazermos isso. Temos todo um trabalho por trás do site, mas quando se trata das redes sociais nós procrastinamos no conteúdo — isso precisa acabar.

Agora que você já sabe as melhores redes sociais que mais são apropriadas para o seu público, quero te dar uma dica bônus:

Escolha 3 redes sociais e foque nelas.

Um dos primeiros erros que tive com a Romes.dev foi sair atirando conteúdo pra tudo que é lado. Isso não dá resultado e só faz perder tempo — além de credibilidade.

É muito simples chegar nessa conclusão: por que diabos a pessoa vai curtir minha página no Face se ela já me segue no Insta? Por que ela iria se inscrever no meu canal do YouTube se eu posto os mesmos vídeos no Face?

Se seu conteúdo é o mesmo, ela pode te seguir apenas em uma plataforma e pronto. Não é isso que queremos.

Quando falamos em otimizar um site, tem todo um conceito por trás — mas resumindo: otimizar minha marca no mundo digital. Pra isso você precisa se destacar.

Você pode ver que meu conteúdo no Facebook é diferente do Instagram, que é diferente do YouTube.

Entendeu? : -)

E pelo amor de Deus, não faça spam

Por último mas não menos importante, quero te lembrar que spams são terrivelmente chatos — insuportáveis, devo dizer. Não saia por aí compartilhando o link do seu site pedindo para as pessoas visitarem.

Não importa o quão lindo e incrível ele seja, ninguém dá a mínima. Você só estará mendigando visitas e manchando a sua credibilidade.

Crie conteúdo relevante. Dessa forma, as visitas irão existir de maneira natural e benéficas. Em breve irei criar uma postagem falando mais sobre esse assunto. Fica ligado aqui no blog.

Finalizando

Saiba que não estou sendo pago por nenhuma dessas empresas para falar o que estou falando, tanto é que você pode notar que não inclui links para acessar as mesmas. É apenas experiência. Tem alguma dúvida? Comente! 😀

Após anos de experiência em criação web, resolvi compartilhar dicas sobre a carreira em uma agência de desenvolvimento. — https://studioromes.com

Após anos de experiência em criação web, resolvi compartilhar dicas sobre a carreira em uma agência de desenvolvimento. — https://studioromes.com