Sua empresa precisa mesmo de um site?

Eu acho que não. Neste artigo irei explicar o porquê.

Muitos amigos do ramo irão odiar o que irei revelar aqui porém esta é a verdade: talvez sua empresa não precise de um site.

O que você busca ao ter um site?

Divulgar sua empresa para ter mais lucro? Visibilidade? Ficar na frente do concorrente, pois o mesmo não tem site ou tem um bem meia-boca e você quer fazer graça mostrando que o seu é melhor, consequentemente fazendo as pessoas pensarem que a sua empresa é melhor por isso, porém ninguém liga?

Caso essas sejam as razões do porquê você precisa de um site, eu já irei te ajudar a economizar bastante dinheiro: não perca seu tempo.

Divulgação é completamente diferente de ter um site. Você pode trabalhar a divulgação dele dentro da sua empresa, mas você não pode usa-lo sozinho para divulga-la.

Só crie um site se você tiver condição de divulgar o mesmo, caso não tenha, não crie. Há outras opções mais baratas que irão te dar mais retorno.

Quando eu costumava trabalhar com clientes da minha região — uma cidade pequena do sul de minas, a maioria se frustava meses depois do job feito pois diziam não estar lucrando com a plataforma.

Eu tentava explicar dizendo que o marketing deveria ser trabalhado, porém eles achavam que isso era só mais uma forma de gastar dinheiro em vão. No final eu que ficava frustrado pela ignorância.

Mas quem inventou que site é sinônimo de lucros?

Nós mesmos, web designers. Mas espere, não me culpe, não é uma mentira.

Isso era a realidade de quinze anos atrás, quando a mídia online se baseava apenas em sites e blogs — redes sociais viriam a mudar isso.

Sim, claro, obviamente. Porém você precisa concordar comigo que o posicionamento orgânico de quinze anos atrás é infinitamente melhor que o atual, correto?

Resultando então numa divulgação grátis para empresas que possuíam uma página na internet.

Ou seja, site era sim sinônimo de lucros.

Agora estamos numa era totalmente diferente, onde lucra quem é conhecido, e me desculpa se eu ferir seus sentimentos, mas ninguém dá a mínima pra sua empresa. Se você não está ajudando as pessoas com algo, elas não estão nem aí pra você, muito menos pro seu site.

Então por que diabos você acha que vai lucrar mais com “suaempresa.com” online? Sua empresa precisa mesmo de um site?

Entenda, não basta ter um site.

Se você quer investir e eu disse INVESTIR no mercado digital, você precisa pensar em cada aspecto do seu cliente.

O que ele precisa, como ele irá agir, como ele irá chegar até a sua empresa.

Ter um site é só a ponta do iceberg. Você precisa de um mapa para chegar nele, um navio resistente e quando desembarcar, verá que há muito mais coisas embaixo.

Esse é o mundo online e o iceberg representa as formas de divulgar a sua empresa.

Não gaste seu dinheiro contratando um site para as moscas. Isso é dinheiro jogado fora.

Se você não tem o valor necessário para investimento numa campanha online completa — site, social media, ads, não gaste o pouco que tem criando uma plataforma que muito das vezes só vai ficar de enfeite.

Pegue esse dinheiro e contrate um profissional de marketing digital. E se você tem pouco dinheiro - onde sua realidade é uma microempresa, pague um curso online e faça você mesmo. Há várias opções na internet, recomendo o artigo da mLabs sobre os melhores cursos de marketing digital.

Quando você tiver disposto a investir numa plataforma que gere lucros, ela sendo trabalhada tanto com as mídias sociais quanto os anúncios, aí sim você contrata um profissional para criar um site otimizado.

Gostou do artigo? Conheça nosso estúdio.

Trabalhamos com desenvolvimento web há mais de dez anos, criando projetos com foco na experiência do usuário. Se sua empresa precisa de um site otimizado, fale conosco. Ficaremos honrados em fazer parte da sua jornada.

Após anos de experiência em criação web, resolvi compartilhar dicas sobre a carreira em uma agência de desenvolvimento. — https://studioromes.com

Após anos de experiência em criação web, resolvi compartilhar dicas sobre a carreira em uma agência de desenvolvimento. — https://studioromes.com